VEJA AS FAMOSAS CONSTRUÇÕES

O mosteiro beneditino de Břevnov, o Palácio renascentista Hvězda, residência funcionalista Müller, construído pelo arquiteto austríaco Adolf Loos, ea Biblioteca Nacional Técnico ultramoderno são alguns exemplos da arquitetura de Praga 6. Os famosos edifícios deste bairro de capital são apresentados em a última publicação de uma série editorial que adverte sobre as gemas arquitetônicas de Praga.

Passeando por Praga 6, ou ‘Šestka’ como seus vizinhos o chamam intimamente, encontramos todos os tipos de arquitetura. residências familiares de luxo e apartamentos casas simples, igrejas, escolas, um antigo orfanato que se tornou sede do Ministério da Cultura, edifícios industriais, como a estação de tratamento de esgoto de idade em Bubenec e construção de transporte, tais como Aeroporto Ruzyně.

“O critério mais importante para publicação no livro foi a qualidade. Em Praga 6 praticamente todos os edifícios representam uma arquitetura de primeira linha desde que foram construídos por arquitetos. Além disso, precisávamos ter informações suficientes sobre as casas, o que era problemático, especialmente no caso de edifícios militares. É por isso que não pudemos incluir no livro o Ministério da Defesa, onde residia uma famosa escola de cadetes. ”

As melhores construções eleita na Europa

Um dos edifícios mais representativos do distrito é a residência de Bedřich Petschek em Bubeneč, que foi projetada pelo arquiteto Max Spielmann. A Petschek vendeu a casa em 1927 para outro importante banqueiro da alta sociedade da Europa Central, Jiří Popper. Para o livro ‘Edifícios famosos de Praga 6’, 72 obras arquitetônicas foram escolhidas, de acordo com um dos autores, Petr Urlich.

Após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Popper fugiu dos nazistas para Londres. O presidente da Checoslováquia, Edvard Beneš, viajou supostamente no mesmo avião. Os ativos de Popper foram confiscados pelos alemães. Hoje, a sede da Embaixada da Rússia está localizada em sua residência, explica o arquiteto Petr Urlich.

“Eu escrevo no livro que a casa não pertence aos russos. Depois da guerra, Beneš doou o edifício à União Soviética com base em um decreto. Foi um procedimento inaceitável porque Benes deu algo que pertencia a outra pessoa. Além disso, os Petschek eram judeus que foram forçados a emigrar ” IPTU Manaus.

Outro membro da família Petschek, Otto, construiu o que é a residência atual do embaixador dos EUA. Nesta casa foi instalado o primeiro estúdio de fitness privado na Boêmia. O edifício está equipado com uma piscina interior, mas diz-se que nunca o encheram de água. Se o fizessem, o distrito de Bubeneč ficaria sem abastecimento de água por três dias.

Praga referência de arquitetura

“Por exemplo, Vinohrady, Praga 2 hoje, estava no burguesa do século XIX, como moderno bairro de Dejvice, em Praga 6. Após o ano de 1917 mudou-se para Dejvice fabricantes e nobres que migraram da Rússia. Eles eram pessoas educadas e um nível social mais alto, mas moravam em apartamentos com uma sala e uma cozinha. As casas foram construídas com base em uma lei que prescreveu um certo tamanho do apartamento para que o Estado pudesse subsidiar a construção “.

Uma construção interessante é também o Seminário do Arcebispo, onde a única igreja católica construída em Praga 6 está localizada depois de 1918, diz Petr Urlich. O livro ‘Edifícios famosos de Praga 6’ não será o último. A editora Foibos planeja continuar sua série, que começou com publicações dedicadas às famosas casas residenciais da Boêmia, Morávia e Silésia. Nos anos 20, os bairros característicos dos prédios de apartamentos apareceram no distrito, de acordo com Urlich.

[su_list icon=”icon: share” icon_color=”#1ab6e8″]

[/su_list]

“Esta igreja de San Adalberto foi construída num estilo tradicionalista e ninguém sabia da sua existência. Ele está localizado na parte de trás do Seminário do Arcebispo que, após 1948, tornou-se um centro de atividades suspeitas. Foi a sede da redação de uma revista marxista internacional. Ao seu lado, na antiga Residência Estudantil Masaryk, a contra-espionagem comunista se baseava “.